Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Infografia sobre a II Guerra Mundial


A infografia está em espanhol, entretanto pode ser utilizada pelo docente para revisar alguns dos tópicos importantes da II Guerra Mundial.              
                


Retirado do site https://vimeo.com/17589845 

terça-feira, 1 de maio de 2012

A origem e o significado do Dia do Trabalho


Tendo em vista o feriado do dia 01 de maio, no qual se comemora o Dia do Trabalho, segue abaixo o plano de aula que tem por finalidade compreender as origens do dia do trabalho, destacando seu significado social e histórico, assim como uma reflexão acerca do trabalho no Brasil.

CompartilVamos pensar...

Primeiro de maio é o Dia do Trabalho. No Brasil e em alguns países do mundo é um feriado nacional. Um dia dedicado a festas, passeatas e reivindicações dos trabalhadores. Mas como teria surgido o Dia do Trabalho?

Breve histórico

Em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Dentre as principais reivindicações estavam a redução da jornada de 13 horas para 8 horas, melhores salários, descanso semanal remunerado e um período anual de férias. Nesse mesmo dia ocorreu no país uma greve geral de trabalhadores. Os conflitos com a polícia se tornaram constantes. Oito operários morreram nesses embates. Muitos trabalhadores foram presos e alguns foram enforcados depois de um julgamento injusto, em que foram acusados de liderar as manifestações que tiveram início no dia primeiro de maio.
Em 4 de maio de 1886, novas manifestações tomaram conta das ruas de Chicago. Desta vez, morreram 12 trabalhadores e dezenas de pessoas ficaram feridas.
A escolha da data do primeiro de maio foi feita pela Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, em 1889. Foi uma homenagem aos trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos.
No Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925, por decreto sancionado pelo presidente da república Artur Bernardes. De lá para cá, a data foi comemorada de diversas formas. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas anunciou o novo salário mínimo. Em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho, que visava resolver os conflitos existentes entre os trabalhadores e seus patrões. Hoje, a data perdeu um pouco do caráter reivindicativo. No feriado, geralmente há festas organizadas pelas principais centrais sindicais do país.


Desenvolvimento

1ª aula - Organize os alunos em grupos para pesquisarem sobre a origem do Dia do Trabalho nos Estados Unidos. Solicite a eles que expliquem como se dava o trabalho até o século XIX nesse país e na Europa. Eles descobrirão que não havia limite de horas de trabalho, inexistia o descanso semanal e as férias remuneradas. Também não havia a previdência social, entre outros direitos dos trabalhadores de hoje.
Após a pesquisa, peça aos alunos que organizem uma apresentação dos materiais encontrados nas pesquisas, podendo ser em forma de cartazes ou apresentações em power point.

2ª aula - Reúna a sala em um círculo e instigue os estudantes a refletirem sobre os direitos dos trabalhadores no Brasil. Explique a eles que a situação brasileira não era muito diferente daquela vivida em outros países do mundo até a década de 1930. Naquele momento apareceu no cenário político nacional a figura de Getúlio Vargas. Discuta com os alunos as propostas e ações do Governo Vargas, destacando suas contribuições para os trabalhadores brasileiros.

Em 1931, no entanto, Vargas seguindo o modelo do ditador fascista italiano Benito Mussolini, criou a Lei de Sindicalização, ou seja, os estatutos dos sindicatos do país deveriam passar pela aprovação do Ministério do Trabalho. Com isso, os sindicatos perderam sua força e se tornaram leais ao governo que se instalava no país. Pergunte aos alunos: será que isso foi benéfico aos trabalhadores ou eles acabaram perdendo seu direito de reivindicação?
Na sequência solicite aos alunos que produzam um texto estabelecendo as relações dos direitos trabalhistas com o governo Vargas, elencando as medidas que foram criadas neste interim e que permanecem até os dias atuais.

3ª aula - Solicite aos alunos uma pesquisa na internet sobre as duas principais centrais sindicais brasileiras: a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a CGT (Central Geral dos Trabalhadores). Debata com os alunos na sala de aula os resultados das suas pesquisas.

Avaliação
Diante das atividades propostas avalie seus alunos pela participação ao longo das aulas, a pesquisa e apresentação dos resultados e a produção do texto.


Adaptado do site da Revista Nova Escola, de autoria do professor Ricardo Barros.