Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

domingo, 19 de setembro de 2010

CURIOSIDADES

Conheça as ruas de São Vicente.
- Frei Gaspar : Gaspar Teixeira de Azevedo, que ao receber o hábito religioso passou a chamar-se Frei Gaspar da Madre de Deus, nasceu em São Vicente, na Fazenda Sant'An-na ( atualmente denominada Acaraú )a 09.02.1715. Monge Beneditino, historiador das nossas primeiras eras paulistas, orador, filósofo, teólogo, historiógrafo e profundo conhecedor das ciências eclesiásticas. Foi Frei Gaspar o historiador minucioso dos assuntos relacionados com São Vicente, Piratininga e São Paulo. Tendo colocado em or-dem o arquivo, papéis, e contas da Ordem, conseguiu escapar à sanha de Marquês de Pombal, que tentou confiscar os de seus bens . Deixou uma bagagem literária que tem, a-través dos anos, servido de estudo da nossa vida colonial.Faleceu a 28 de janeiro de 1800.
Localização: Centro ( começa na avenida Embaixador Pedro de Toledo - Praia - termina na avenida Marcolino Xavier de Carvalho - Cidade Náutica).

- Gonçalo Monteiro : Vindo com Martim Afonso, foi por este deixado em São Vicente como seu loco-tenente ou "vigário" no Governo da Capitania. Foi primeiro capitão-mor e governou até 1539, voltando então para o Reino.
Localização: Centro (começa na avenida Antonio Rodrigues 100 e finda na avenida Quintino Bocaiúva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário