Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atividades práticas de História

Bom dia,


Pesquisando algumas atividades para as aulas de História, encontrei atividades práticas simples e bem interessantes para trabalhar com os alunos de 6ºs anos.


1- História de Família

O aluno deverá trazer de casa algum objeto antigo da sua família, podendo ser uma carta, uma fotografia, um adorno, um documento ofical, etc e agindo como historiador deverá extrair informações do objeto (quem o fez, quem o usava, quando foi feito, para que servia).
-> Pelos relatos que li, a atividade proporcionou momentos interessantes que serviram de ponto de partida para o debate de diversos temas.

2- Capa Histórica

A partir do conteúdo que será desenvolvido no bimestre o aluno deve criar uma capa artística para o início do bimestre, através de mosaico, bricolagem, palavras, etc deixando assim um registro próprio do assunto que será desenvolvido no bimestre.
-> Nesta atividade o trabalho interdisciplinar com Arte não está descartado. Incentivar os alunos para essa atividade pode render resultados maravilhosos, trabalhando a pesquisa e a criatividade.

3- Trabalhando com Jornal

Após o estudo sobre o tema proposto, o professor instiga os alunos a debaterem o legado do tema que foi estudado para os dias atuais. Sendo que, os alunos após esse exercício de reflexão e análise devem procurar em jornais atuais matérias que se relacionam ou fazem alusão ao tema estudado.
-> Como resultado os alunos irão trazer suas reportagens e falar sobre a relação que foi feita entre o tema estudado e o fato encontrado nos dias atuais.

Adaptado do site do Colégio Franciscano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário