Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

sábado, 5 de junho de 2010

O TEMPO EUROPEU ( SÉCULO XV )


No século XV surgiu na Europa um instrumento que representava muito bem o passar do dia : o relógio. De início, ele despertou muita desconfiança. Ninguém queria se submeter a uma máquina . A luz e os sinos dividiam muito sabiamente o dia e a noite .
Era impossível comparar todos os dias do ano. No verão mais luz, no inverno mais escuridão. E o relógio estranhamente dividia o dia do homem medieval em 24 partes iguais, em qualquer estação do ano.
O crescimento das cidades e do comércio favoreceu a organização de uma vida ritmada, marcada pelas horas. O trabalho na cidade não precisava seguir o fluxo da natureza.
As corporações de ofício intensificavam a produção de utensílios que eram negociados nas vilas e cidades. Para produzi-los, o trabalho centrado nas vilas e cidades medievais dispensava o ritmo da natureza.Crescia a importância do relógio.
Ganhar ou perder tempo são expressões típicas da sociedade moderna. Pensar que o tempo que o tempo é dinheiro só faz sentido em sociedades industrializadas em que o homem pode vender seu tempo de trabalho ao dono da empresa.(...)
Felizmente nem sempre o tempo representou dinheiro. Antes do século XV, na Idade Média ninguém se preocupava em medir matematicamente o tempo. Ninguém precisava ter pressa, pois não faria nada além do que Deus havia determinado. Trabalhando muito ou pouco, o servo continuaria sendo servo e o senhor, senhor.
Transcrito de Descobrimento e civilização. São Paulo: Ática, 1989,p.46.)-texto de Janice Teodoro da Silva.
Atividade:
Parte A - Depois d a leitura do texto com atenção anotem: o autor (a) do texto, o livro de onde o texto foi retirado, local de edição, editora, data, assunto tratado no texto, períodos históricos a que o texto se refere.
Parte B - O texto fala em servos e senhores e também em corporações de ofício: faça uma pesquisa em livros didáticos (pode ser o usado em aula) ou se for possível outros meios e anote o que encontrar sobre esses assuntos.
Parte C - Responda as seguintes questões:
1- Antes do aparecimento do relógio, como os europeus regulavam as suas atividades ?
2-A introdução do relógio correspondeu a que mudanças nessa sociedade ?
3-"Tempo é dinheiro". O que acha dessa frase ? Que sociedades se regulam por essa forma de passar o tempo?
4-O " homem medieval " citado pela autora, pode ter vivido em que séculos ? Como é chamado esse período ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário