Para que o trabalho com documentos atinja resultados gratificantes, deve o professor tomar precauções iniciais no sentido de fornecer ao aluno instruções precisas e minuciosas em relação ao que dele se espera. Até que o aluno esteja apto a fazer suas pequenas descobertas sobre o passado, deve ser treinado através de exercícios com textos atuais.
A atividade com documentos cabe em diversos momentos da aprendizagem: como motivação para a introdução de um tema ; como aprofundamento de uma questão ; como síntese de outras atividades ; como ponto de partida para uma pesquisa mais ampla.
É importante que os alunos partam sempre de uma questão-problema e busquem a resposta no documento proposto. Toda leitura de texto é um estudo-dirigido, que o professor necessita planejar detalhadamente.
Esses exercícios devem ser aplicados de forma gradativa , cabendo averiguar se o aluno tem o domínio das etapas anteriores, antes de desenvolver as etapas subsequentes.
1- Esquema básico para leituras dirigidas:
a- identificação da natureza do texto e do autor ( a cargo do professor );
b- leitura e seleção dos vocábulos desconhecidos ( uso do dicionário );
c- numeração dos parágrafos;
d-destaque das idéias contidas em cada parágrafo;
e- esquematização e ordenação das ideias;
f - relacionamento das diversas ideias ressaltando o sentido fundamental do texto.
2- Diretrizes para a comparação de textos:
O professor deverá atentar para os seguintes itens:
- analisar cada um dos textos seguindo o esquema acima;
- indicar os respectivos autores;
- atentar para as referências cronológicas;
- correlacionar as ideias essencias e secundárias;
- propor dúvidas e questões;
- buscar respostas (em novos textos, em debates, na explicação do professor, ou no planejamento de outras atividades didáticas).
3- Normas a serem observadas na análise de documentos:
O professor deverá cuidar para que cada aluno, ao tratar o documento, atente para :
- o vocabulário próprio da época;
- as referências conológicas e geográficas;
- a situação do depoente na hierarquia social (na dependência do tipo de documento tratado);
- as afirmações do texto em relação ao momento histórico;
- os limites da credibilidade dos diversos tipos de fontes;
4- Exemplo de estudo-dirigido de análise de texto:
A - Tema: Sociedade medieval.
B - Questão-problema: Como você imagina que era a vida dos servos ?
C - Texto:
" Nós, monges de Marmoutier e Gautier Renaud, possuímos em comum servos e servas, que foram repartidos entre nós. Assim, no ano de 1087, sexto dia de junho, procedemos à distribuição de crianças do sexo masculino e do sexo feminino pertencentes a vários casais. De nossa parte recebemos, dentre as crianças de Renaud de Villana, um menino, Barthélemi, e três meninas. E dentre as crianças de Guaxelin, uma menina e um menino". (Apud A.Luchaire, Les Premières Capétiens in E. Lavisse, Histoire de France, II,2).
D - Roteiro para análise do texto:
1- leia o texto com bastante atenção ;
2- procure no dicionário as palavras que desconhece ;
3- grife com um traço as datas e locais ;
4- grife com dois traços as ideias principais;
5- faça um quadro, anotando e enumerando as ideias principais ;
6- Responda às questões:
a- Quem escreveu o texto ?
b- O autor (ou autores) viveram em que época?
c- O autor (ou autores) eram servos ou senhores?
d- O que o autor (ou autores) desejam tornar bem claro a quem ler o texto?
7- releia o texto e suas anotações . Responda: "como você imagina que era a vida dos servos?"
Ação do professor : após a leitura e análise individuais, o professor pode proceder da seguinte maneira:
- solicita aos alunos que escrevam no quadro as ideias principais;
- sintetiza e corrige as respostas com a ajuda dos alunos;
- solicita que os alunos respondam à questão inicial;
- corrige os alunos cuja imaginação foi muito além do texto;
- compara as conclusões dos alunos com as informações históricas que possui .
Observações:
O professor estimula a imaginação dos alunos, não permitindo, porém, que ela vá muito além do texto, mas deve ter o cuidado de não tolhê-la . Também o historiador tem uma atividade semelhante quando se esforça para retirar do texto, além das informações, a compreensão da historicidade da época que estuda .
Coletânia de documentos históricos SE/CENP .
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