Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

domingo, 4 de julho de 2010

CURIOSIDADES

Conheça as ruas de São Vicente :



RENO - Rio da Itália setentrional que nasce nos Apeninos, banha a Bolonha e desemboca no Adriático depois de um curso de 310 km . Localidade ligada a datas históricas, onde as batalhas se desenvolveram e que o nosso Exército contribuiu para a derrota nazi-facista durante a Segunda Guerra Mundial . A 10 de novembro de 1944 iniciou-se a defensiva no Vale do Reno.

Localização: Vila Margarida (começa na Rua João Batista de Carvalho e finda na Rua Marechal Mascarenhas de Morais).-


PIQUEROBI - Famoso cacique , sogro de Antônio Rodrigues, companheiro de João Ramalho .

Localização: Catiapoã (começa na Avenida Pérsio de Queiroz Filho 370 e finda na Avenida Dr. Alcides de Araujo 158).


NOVE DE JULHO, Av - No dia 9 de julho

(feriado no estado de São Paulo), comemoramos o aniversário da Revolução Constitucionalista , também chamada Revolução de l932. Além do interesse das oligarquias paulistas que tinham sido postas de lado pela Revolução de 1930, a Revolução Constitucionalista foi uma página de civismo do povo e tinha como objetivo

principal a reconstitucionalização do Brasil. As primeiras manifestações contra o governo de Getúlio Vargas irromperam no dia 23 de maio, na praça da República, quando tombaram jovens paulistas: Miragaia, Martins, Draúsio e Camargo (MMDC) foram tomados como o estopim da Revolução que começaria 17 dias depois, isto é, a 9 de julho de 1932. Era São Paulo se erguendo e bradando pela volta do regime constitucionalista, pois é a Carta Magna que garante aos cidadãos

o Direito e a Justiça. Com alguns apoios que não foram tão efetivos como no caso de Mato Grosso,

Pará e parte da Bahia a revolução durou 3 meses e terminou em outubro do mesmo ano. Se foi vencida pela superioridade numérica inimiga, foi vencedora no ideal. No ano seguinte, em 1933, reuniu-se a Assembléia Constituinte e assim surge a Constituição de 1934.

Localização : Vila Cascatinha (começa na Avenida Antonio Emmerich 809 e finda na Av. Dr. Alcides de Araújo ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário