Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CONHECENDO MAIS OS GREGOS ANTIGOS


O Politeísmo e o Antropomorfismo : Na religião grega, podemos destacar duas características fundamentais : o politeísmo ( adoração de diversos deuses ) e o antropomorfismo ( os deuses assumiam forma e comportamento semelhantes aos dos homens ). Além disso, convém registrar que já existiam entre os gregos muitos ritos e doutrinas que, posteriormente, são encontrados no cristianismo, como crenças no céu e no inferno, na criação do mundo, na existência de demômios e a prática das procissões religiosas.

Os gregos cultuavam uma série de deuses (Zeus, Hera, Ares, Atena etc.),bem como heróis e semideuses ( Teseu, Hércules, Perseu etc.). Relatando a vida dos deuses e dos heróis e seus envolvimentos com os homens, os gregos elaboraram uma rica mitologia, constituída por um conjunto de lendas e crenças que, por princípios simbólicos, explicam a realidade universal. Integram a mitologia grega numerosas histórias, fabulosas e fascinantes, que inspiraram diversas obras da arte ocidental .


Literatura - A começar pelo próprio alfabeto, embora seja de origem fenícia, nós o recebemos através do aperfeiçoamento dos gregos. É por isso que a língua de vários países do mundo está repleta de palavras de origem grega, principalmente os termos científicos. Na prosa ou na poesia, as principais formas literárias chegaram até nós pela via grega, como, por exemplo, a lírica, a epopéia, a novela, o romance, o ensaio e a biografia.


Teatro - O teatro nasceu em Atenas, por volta do século VII a.C., nas festas religiosas dedicadas a Dionísio, o deus do vinho e da aventura . Para narrar a vida desse deus, grupos de homens dançavam, recitavam e cantavam. Eles vestiam peles de bodes, tragos, em grego, derivando daí o nome tragédia (canto dos bodes).

Com o passar do tempo, a tragédia foi buscar assuntos em todas as lendas. Sua temática ampliou-se, passando a tratar dos conflitos entre indivíduo e sociedade e dos acontecimentos fatais da vida humana.

Depois da tragédia, surgiu o outro grande gênero da arte teatral grega : a comédia que se originou dos komos, procissão burlesca em homenagem a Dionísio, que andava pelas vilas e brincava com as pessoas, entoando alegres cantos satíricos. Posteriormente, a comédia definiu-se como forma dramática, caracterizando-se pela sátira aos costumes e pella ridicularização dos homens públicos.

O povo amava as apresentações teatrais e, por isso, surgiram grandes festivais de teatro, onde dezenas de peças eram exibidas o dia todo. Com o patrocínio do Estado e de particulares ricos, foram construídos enormes teatros ao ar livre. Nesses teatros, o assento dos espectadores era em forma de degraus, aconpanhando a encosta de uma colina; e embaixo, no centro, ficava o palco.

Durante os espetáculos, os atores utilizavam máscaras expressivas, denominadas personas ( origem do termo personagem ) . As diferentes máscaras permitiam que um mesmo ator desempenhasse vários papéis na mesma peça.

Entre os principais dramaturgos gregos e suas obras destacam-se: Ésquilo ( Prometeu acorrentado, Os persas, As suplicantes), Sófocles ( Antígona, Electra, Édipo rei ), Eurípedes (Medéia, Alceste, Hipólito coroado ) , Aristófanes ( As nuvens, A paz, As aves, As rãs, Os cavaleiros ).

Na Arquitetura e na Escultura os gregos revelaram todo o brilho do seu talento artístico, criando obras marcadas pela harmonia , unidade e equilíbrio.

Na escultura, destacam-se estátuas humanas que constituem verdadeiras exaltações idealizadas do coprpo humano, na plenitude de sua forma física.

Com suas colunas de estilo jônico, dórico ou coríntio, a arquitetura grega exerceu influência decisiva na arte ocidental. Até hoje, são raras as grandes cidades da Europa ou da América que não possuem construções inspiradas em modelos gregos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário