Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

terça-feira, 20 de abril de 2010

NOVACAP


Desde antes da Independência existia a idéia da transferência da capital para o interior do Brasil. Na Constituição de 1891 já é estabelecido local para a futura capital. Embora sempre presente a ideia da mudança não era vista com simpatia. O presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira concretiza a construção da NOVACAP e a inaugura a 21 de abril de l960 .
A nova capital - palavras do presidente Juscelino Kubitschek, em 30/06/1958 em meio a construção de Brasília : " Deste Planalto Central , desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta Alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino " . Rev. Manchete - 21/04/1960

A inauguração - 21 de abril de 1960 : Brasília representa a soma de esforço de sessenta mil Candangos com 26 bilhões de cruzeiros . E tudo sob o comando superior de JK
que inaugurou uma miragem que tinha quase dois séculos de idade . Pois em menos de 4 anos de trabalho , Brasília se fez adulta . Seu crescimento bateu um recorde mundial de velocidade : 300 km de distâncias asfaltadas são as artérias do seu corpo jovem. Seu eixo rodoviário que parte a cidade ao meio, é um rasgo que revoluciona a urbanística moderna, transbordando de sua época.
Só um de seus viadutos é a maior obra de cimento protendido do mundo. Brasília não tem cruzamentos . Suas ruas mergulham umas por baixo das outras . Se os edifícios residenciais são um pouco " gente comum " , nos ângulos dos Três Poderes se perpetua a beleza nova. Suas lages brancas descolam ou estão a ponto de alçar vôo. O Alvorada é um repuxo rente ao lago, agora em estreia de quilhas. Brasília é longilínea por excelência : seus traços amplos e ousados deixam livres os seus habitantes . Rev. O Cruzeiro, 21/04/1960 .

Candangos - trabalhadores, operários da construção da NOVACAP .
JK - Juscelino Kubitschek .
Três Poderes - Praça onde estão os prédios dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário .

Destacar no texto :

1- a confiança na realização do projeto .
2- a concretização da mudança .
3- o esforço dos trabalhadores ( candangos ) .
4- o dinheiro gasto .
5- a antiguidade da ideia da mudança da capital .
6- a rapidez da construção .
7- o plano urbanístico .
8- a nova arquitetura .
9- o entusiasmo pela realização de obra grandiosa
10 - de acordo com os seus conhecimentos : escreva o que você pensa sobre Brasília atualmente .

Toada para se ir à Brasília ( Cassiano Ricardo - 21/04/1960 ).

Vou-me embora pra Brasília
Sol nascido em chão agreste
Como quem vai para uma ilha
A esperança mora a oeste

Vou-me embora pra Brasília
Que já nos meus olhos brilha
Porque é a única cidade
onde nunca haverá saudade

Sugestão para trabalho com grupos de alunos .
- colocar uma melodia nos versos citados .
- fazer uma música sobre o assunto.
- criar uma poesia .
- confeccionar trabalhos com desenhos .
- pesquisar músicas e poesias sobre Brasília .

É importante que qualquer trabalho desse tipo possa ser apresentado em classe e/ou em algum espaço, caso a escola tenha , para essa finalidade .



Nenhum comentário:

Postar um comentário