Mudança radical em uma sociedade qualquer , envolvendo a modificação do sistema econômico , o que implica modificações na posição das classes sociais. A reestruturação sócioeconômica, ou seja, da infraestrutura , também acarreta mudanças na superestrutura : uma nova ideologia , um novo sistema jurídico e o controle do governo pelos representantes da classe ou classes sociais vitoriosas . Revolução não pode ser confundida com revolta, sublevação, rebelião, motim, golpe, levante, fenômenos que , no máximo , alteram o governo de uma sociedade .
Para François Philippe , uma Revolução " é sempre um fenômeno contraditório e complexo , cheio de imprevistos, no qual irrompe todo o subconsciente de um povo, com tudo o que isso implica de reacionário , de progressista (...) Tudo nela é confusão (...) esplêndida e violenta ".
A expressão também tem sido empregada para designar transformações radicais em aspectos diversos da vida cultural . É o caso da Revolução Científica do Século XVII, da Revolução Cultural na China Comunista, da Revolução Sexual do Século XX.
P0deriam ser utilizadas as seguintes estratégias :
1- Organizar um debate em sala de aula sobre a validade ou incorreção da expressão
Revolução de 1964 ;
2 - Orientar os alunos a realizarem uma pesquisa em jornais, revistas , internet, ou quaisquer outros meios de comunicação fazendo um levantamento do noticiário relativo a alguma revolução , verdadeira ou não , que esteja em andamento. A pesquisa não deverá ultrapassar, em princípio, o período de 15 dias.
3 - Dividir a turma em três grupos, a cada um atribuindo-se a tarefa de levantar as principais realizações da Revolução Francesa, da Revolução Russa e da Revolução Cubana.Cada um desses grupos deverá elaborar um relatório que será lido, em sala de aula, ao estilo de um noticiário informativo de uma emissora de rádio ou televisão .
Fonte: Fazendo a História - Ed. Ao Livro Técnico .
P0deriam ser utilizadas as seguintes estratégias :
1- Organizar um debate em sala de aula sobre a validade ou incorreção da expressão
Revolução de 1964 ;
2 - Orientar os alunos a realizarem uma pesquisa em jornais, revistas , internet, ou quaisquer outros meios de comunicação fazendo um levantamento do noticiário relativo a alguma revolução , verdadeira ou não , que esteja em andamento. A pesquisa não deverá ultrapassar, em princípio, o período de 15 dias.
3 - Dividir a turma em três grupos, a cada um atribuindo-se a tarefa de levantar as principais realizações da Revolução Francesa, da Revolução Russa e da Revolução Cubana.Cada um desses grupos deverá elaborar um relatório que será lido, em sala de aula, ao estilo de um noticiário informativo de uma emissora de rádio ou televisão .
Fonte: Fazendo a História - Ed. Ao Livro Técnico .
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